quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CREDO VICENTINO Escrito por Joelson Sotem

Credo Vicentino PDF Imprimir E-mail
Escrito por Joelson Sotem   
Qua, 20 de Abril de 2011 13:10
* Este Credo Vicentino poderá ser utilizado pelos confrades e consócias na renovação das promessas batismais da vigília pascal do Sábado Santo. Ou também na próxima reunião de conferência, no tempo pascal, momento em que renovaremos nosso compromisso de cristãos batizados, vicentinos por opção e evangelizador e servidor dos Pobres por Amor.

Cremos em Deus Pai e Mãe – que Jesus nos revelou como Deus de amor e de Misericórdia. Cremos em Deus criador, que não se desprende do mundo mas que cuida com amor a cada um de seus filhos e filhas e nos compromete a continuarmos sua obra construindo seu Reino neste mundo.

Cremos em Jesus Cristo, filho de Deus encarnado em nossa história, que passou por este mundo fazendo o bem e curando os oprimidos pelo mal, que morreu por nós e ressuscitou para nossa salvação. Cremos em Jesus Pobre, livre, próximo, servidor, obediente à vontade do Pai e evangelizador e servidor dos Pobres. Ele é nosso guia e regra de vida e o encontramos e o servimos em nossos irmãos necessitados, sacramentos vivos de Deus.

Cremos no Espírito Santo, presença viva de Jesus em nosso mundo e em cada pessoa que crê. Força de Deus e animador da comunidade cristã, que nos impulsiona e nos ilumina no seguimento de Jesus.

Cremos que Maria é a Mãe de Deus e da Igreja, mulher simples e comprometida, obediente aos planos de Deus e atenta às necessidades dos homens e mulheres. Ela é modelo para nossa caminhada de cristãos e mãe dócil que nos aproxima de Jesus e intercede pelos necessitados.

Cremos na Igreja, comunidade dos seguidores de Jesus, o novo Povo de Deus e Corpo de Cristo, que animada pelo espírito é construtora e servidora do Reino de Deus no mundo. Cremos que a Igreja se faz presente em cada comunidade, compartilha a vida na escuta da palavra e da fração do pão e se compromete na tarefa evangelizadora e na defesa dos Pobres. Cremos na Igreja dos Pobres, família na qual os pequenos tem uma atenção especial. na igreja "samaritana" que é sinal do amor de Deus pelos homens e mulheres.

Cremos que a ressurreição de Jesus Cristo nos abre as portas para a esperança. Deus nos chama a uma vida plena e sem fim. Cremos no futuro onde é possível a utopia de um mundo novo e brilhe cada vez mais o Reino de Deus, onde o amor vence o ódio e todos os homens e mulheres poderão se chamar entre si de irmãos e irmãs.

Cremos que o batismo nos incorporou a Jesus, morto e ressuscitado, e nos tornou filhos e filhas de Deus e membros de sua grande família. Cremos que o novo nascimento na fé nos compromete ao seguimento de Jesus e a trabalhar por sua causa, pelo qual fomos chamados a promover vida nova a cada dia através de nosso batismo, vivendo como missionários da Páscoa Nova.

E porque esta é a nossa fé, a fé da Igreja, a fé que deu sentido a vida e obra de Vicente de Paulo, Luísa de Marillac, Antônio Frederico Ozanam, nós queremos continuar vivendo a partir deste espírito e missão. Sentimo-nos membros da Família Vicentina e nesta páscoa queremos renovar nosso batismo e o compromisso de manter viva a vocação e o carisma vicentino. Amém!

Autor desconhecido
Fonte: Somos.Vicencianos.org– Ano de publicação 2011 – JMV ( Traduzido do espanhol para portugues por Joelson C. Sotem).


FONTE:http://www.ssvpsuldeminas.org.br/index.php? option=com_content&view=category&layout=blog&id=21&Itemid=54&limitstart=25   

Nenhum comentário:

Postar um comentário