ECAFO - Leitura Espiritual da Festa regularmentar a São Vciente de Paulo

A CARIDADE ACIMA DE TUDO

“A caridade é um amor elevado acima dos sentidos e da razão, pelo qual nos amamos uns aos outros pelo mesmo fim pelo qual Jesus Cristo amou os homens para fazê-los santos neste mundo e bem-aventurados no outro”.

São Vicente em toda sua vida terrestre, se dispôs a ajudar o próximo, desde a sua infância ele esteve lá, disposto a ser um instrumento da graça de Deus que é a Caridade. E quem poderia imaginar que logo ele, aquele gascão, um dia se tornaria o Patrono Universal da Caridade. Que belas obras ele realizou, nunca obteve um sentido de arrependimento ao servir a quem mais necessitava a sua frente. Seu coração sempre esteve puro e disposto a ajudar, e eis a sua fórmula para os dias de hoje, em que nem sempre temos tamanha abertura ao irmão em Cristo.

A caridade é algo além fronteiras que mexe com o coração de cada um, seja ele, rico ou pobre, negro ou branco, ocidental ou oriental, não tem escolhas, Deus não olha isto, e sim o amor que nos faz ir mais perto deles, os preferidos do Pai, os que mais necessitam, que estão a mercê da sociedade: Os Pobres.

                      O dinheiro que ganho não é meu, e sim de Deus

Vicente de Paulo, durante a sua infância sempre obteve, diante da graça de Deus, a caridade. E o mais importante, nunca deixou a sua espiritualidade de lado. A partir da experiência vivida, diante do carvalho, com a Nossa Senhora, Vicente costumava passar horas, diante desta árvore, e junto daquela que o guiaria e levaria a santidade a algum dia.
Um belo dia, estava ele, caminhando de volta  a sua casa, após longo trabalho junto ao campo, quando se depara com algo que comoveria seu coração. Um homem, estendido ao chão, mostrava sinais de cansaço, de miséria, uma calamidade, e a jovem criança ao presenciar, doa todo o seu dinheiro recolhido em seu trabalho árduo, eram suas economias, que o pai o pagava como se fosse uma mesada, teria ele, disposto de 30 Vinténs, que na época, era muito dinheiro, e entregado ao pobre rapaz, que estava a mercê da sociedade. E foi embora para casa com o sorriso no olhar e sabendo que estava fazendo algo tão generoso e gratificante.

Através desta caridade, podemos observar, a providência agindo, em Vicente, que se mostra, desde criança uma pessoa generosa, e de bom coração, o destino queria que acontecesse isto, para mostrá-lo, que os pobres, seriam seus mestres e senhores, por toda eternidade.
Seu ponto forte, para tal acontecimento, deve-se ao fato que, sua espiritualidade, sempre encontrava-se pela base, ao permanecer horas e horas, admirando a Nossa Senhora, que colocaste, em um gesto de humildade, em seu altar improvisando num Carvalho, para Virgem.
Atitude de coragem e despojamento, não era uma esmola, não era um desperdício, e sim uma alegria, uma manifestação do amor de Deus, que se fez presente durante toda a sua vida, mesmo nos momentos das dificuldades.   www.catequisar.com.br/texto/colunas/julinei/04.htm 

São Paulo, 25 de setembro de 2011
Festa Regulamentar a São Vicente de Paulo
Conselho Particular  Parelheiros

=========================================================================


TERÇO MISSIONÁRIO
CANTO:

Hoje, véspera do dia 17 de outubro de 2011 faz 367 anos que santa Luiza nos Consagrou a Nossa Senhora em Chartres.  Também comemoramos vésperas dos 107 anos da chegada das três primeiras Filhas da Caridade que deram origem à nossa querida Província.

Em atitude de gratidão, recitaremos o terço missionário. Com cinco cores o terço missionário simboliza os cinco continentes, onde os missionários trabalham, sofrem e lutam para que a mensagem de Jesus seja conhecida por todos. 27% das pessoas do mundo ainda não ouviram o Evangelho! Só no Brasil faltam:
• 100 a 150 mil igrejas novas
• Identificar os lugares que ainda não foram evangelizados
• Preparar líderes para as igrejas já existentes e para as que vão surgir
• Mobilizar missões.  No Brasil existe mais de 4.800 religiões

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Anim.: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário para que, por intercessão de Nossa Senhora, abençoados  e protegidos sejam  todos os que trabalham nas missões. Pedimos ainda, pelos que não conhecem a Jesus, pelos missionários doentes, pelos que arriscam suas vidas em nome do Evangelho


1ª. Dezena Verde-  Neste primeiro mistério luminoso contemplamos o Batismo de Jesus. Vamos rezar pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros,  e dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome, guerras e lutas entre tribos. O crescimento e realizações da Igreja na África devem-se, em à dedicação heróica e desinteressada de gerações de missionários. A terra abençoada da África está literalmente semeada de sepulturas de valorosos arautos do Evangelho
/ E pelo mundo eu vou, Cantando teu amor, pois disponível estou para servir-te Senhor/


2ª. Dezena – cor vermelha -  Neste segundo mistério luminoso contemplamos as Núpcias de Caná. Vamos rezar pelas Américas. É a terra-mãe dos índios; terra vermelha de sangue de muitos genocídios e opressão. Mais de 200 missionários brasileiros trabalham em outros países da América Latina. Nesse continente moram 45 % dos católicos do mundo. Já são mais de 500 anos que o nome de Cristo foi anunciado no continente onde a  presença da Igreja no campo da educação e da ação social, fortalece o respeito pelos direitos humanos.
Rezemos pela nossa América que sofre com o fenômeno da globalização, o peso da dívida externa, a corrupção, o comércio e o consumo de drogas e a irresponsabilidade política.    
/ Ó Maria, atendei o nosso brado, lá do céu nossos rogos escutai, para termos o Pão Consagrado, Sacerdotes zelosos nos dai /


3ª. Dezena – cor branca -  Neste terrceiro mistério luminoso contemplamos o Anúncio do reino de Deus. Vamos rezar pela Europa. Deste Continente veio a maioria dos nossos antepassados, as Filhas da Caridade missionárias para o Brasil e para o Paraná. As três primeiras chegaram ao Porto de Paranaguá em 17 de outubro de 1904. Eram Irmã Luiza Olsztynska, Natália Zietak e Leocádia Suchoswiat chegaram ao Porto de Paranaguá no dia 17 de outubro de 1904. Louvemos a Deus e Maria Única Mãe da Companhia pelos 107 anos de doação das Filhas da Caridade em nossa Província. Que a Luz celestial ilumine as que nos antecederam na conquista do premio celeste e fortaleça-nos em nossa caminhada de fidelidade ao carisma primitivo. 
/Com Maria chegaram a Estrela do Mar. Com Maria lançaram as redes nas águas profundas pra evangeliza/

4ª, dezena – cor azul - Neste quarto mistério luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus. Vamos rezar pela Oceania. Lá moram 27 milhões de pessoas, espalhadas em 10.000 ilhas. O azul representa a cor dos mares. Uma dezena de missionários brasileiros trabalha na Oceania. As Igrejas Evangélicas são maioria na Oceania, mas o Evangelho de Jesus Cristo fala todas as línguas, estima e abraça todas as culturas, apóia-as em tudo o que é humano e, quando necessário, purifica-as.
Vai trabalhar pelo mundo a fora, eu estarei até o fim contigo. Está na hora, o Senhor me chamou. Senhor aqui está


5ª dezena – cor amarela - Neste quinto mistério luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia. Vamos rezar pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões.  Mais da metade da população do planeta encontra-se na Ásia, mas somente 3% são católicos. Vários missionários brasileiros trabalham na Ásia. Nossa oração  e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.
/Envia, envia Senhor, operários para a messe.  Escuta, escuta esta prece, multidões te esperam Senhor